A Busca da informação técnica jurídica especializada é a melhor via para a proteção dos direitos dos produtores rurais. Há soluções jurídicas no ramo do agronegócio que impactam diretamente no resultado econômico da atividade. Com este olhar, o agronegócio impõe uma organização de gestão para informar os riscos jurídicos e aplicar a melhor estratégia jurídica utilizada na defesa, assessoria e gerenciamento dos processos judiciais. A equipe do Direito no Agro é formada exclusivamente por advogados especialistas no agronegócio.
Meu vínculo com o agronegócio é de origem familiar! Sempre vinculado ao convívio no campo, sobretudo pela pecuária e orizicultura desenvolvida desde os avós paterno e materno e por meus pais. Sou natural de Itaqui/RS, onde saí aos 14 anos para cursar a Faculdade de Direito em Santa Maria/RS.
Terminada a Faculdade, iniciei a advocacia junto à importante escritório com destacada atuação no setor primário, onde permaneci até passar a cursar o Mestrado na Universidade de Coimbra/PT. Retornei ao Brasil em julho/2001, e já em março/2002, iniciando a atuação na docência, a qual, em que pese alguns hiatos, perdurou até 2020, ano em que também fui Coordenador da Faculdade de Direito Anhanguera, em Uruguaiana/RS.
Durante esse período, tive a oportunidade de escrever vários artigos jurídicos e livros, publicados no Brasil e em Portugal, também proferindo palestras e lecionando em turmas de pós-graduações. Tanto na via acadêmica quanto advocatícia, o agro sempre esteve muito presente e foi o enfoque principal, seja nas duas pós-graduações (Direito Tributário e Direito Ambiental), quanto nos demais cursos e extensões que realizei.
As questões do agro sempre foram pertinentes ao meu dia-a-dia, naturamente, pois também sou um produtor rural. E Mesmo tendo saído há tantos anos de Itaqui/RS e morado em localidades diferentes, os laços com o campo sempre se mantiveram fortes. No ano 2009 estabeleci uma filial do meu escritório de advocacia na fronteira oeste gaúcha, na cidade de Uruguaiana/RS, onde resido desde então, com minha esposa e um casal de filhos.
Meu interesse pelo agronegócio vem da infância, considerando que sou descendente de produtores rurais por pai e mãe.
Sou graduado em Ciências Jurídicas e Sociais pela PUC/RS desde 2004. A partir de então exerço a advocacia consultiva e contenciosa em escritório próprio em Porto Alegre, RS.
No ano de 2016 me tornei membro da Comissão Especial de Direito Agrário e do Agronegócio da OAB/RS, filiado à UBAU – União Brasileira dos Agraristas Universitários.
Possuo textos e artigos publicados em sites especializados, como o direitoagrario.com e agrolink.com.br, além de publicações sobre Direito Agrário e Agronegócio nos jornais de maior circulação no RS, tais como Correio do Povo e Jornal do Comércio.
Sou colunista na radio web RadioSul.net.
Em abril de 2021 passei a integrar o Grupo de Estudos do GEAGRO, GRUPO DE ESTUDOS AVANÇADOS EM DIREITO AGRÁRIO, mantido pela Fundação Arcadas e Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo.
Atualmente desenvolvo uma pequena criação de equinos da raça Crioula para esportes, exposições e lazer no município de Bagé, RS.
Os parâmetros que guiam a nossa atuação no direito do agronegócio se estendem à filosofia de vida de nossos especialistas, sendo um grande diferencial para que os clientes tenham o melhor serviço.