A irrigação é uma prática agrícola que auxilia o aumento da produção sem comprometer o meio ambiente, pois a água retirada de um manancial ficará disponível para outros usos. Existe uma preocupação coletiva com o uso da água devido às crises hídricas, às graves secas e os longos períodos de estiagens, contribuindo na redução dos níveis dos rios.
No caso da irrigação no Brasil, conforme a Embrapa, cerca de 0,6% da água disponível nos rios é utilizada pela irrigação.
A agricultura irrigada desenvolve-se com mais sustentabilidade, além de contribuir para a segurança alimentar, hídrica e ambiental, justamente por proporcionar a produção de alimentos em quantidade e qualidade a custos acessíveis à sociedade. Os cultivos irrigados são mais eficientes, um dos principais critérios da sustentabilidade em relação à irrigação é a correta distribuição do recurso d’água durante o ciclo da cultura, ao utilizar à irrigação a água volta ao seu ciclo novamente, pois, parte dela retorna ao lençol freático.